O Presidente da Câmara Municipal das Velas, Luís Silveira, anunciou, esta segunda-feira à noite, que a Autarquia avançou com um processo para certificar o concelho como a “Capital do Queijo” nos Açores, dando assim um contributo para a valorização “da joia da coroa” da economia local e um novo impulso na promoção do destino.
Luís Silveira falava esta segunda-feira na Sessão Solene do Dia de São Jorge presidida pelo Arcebispo D. José Avelino Bettencourt.
O autarca anunciou que a Câmara Municipal avançou “com o processo de candidatura para que as Velas passem a ser, certificadamente, a Capital do Queijo nos Açores”, salientando que a produção de queijo sempre foi “o principal fator de sustentabilidade económico-financeira das gentes da ilha, ao longo destes mais de 500 anos”, desde o povoamento.
E pela importância dada ao queijo, a Câmara Municipal decidiu homenagear, com a entrega da Medalha de Prata do Município, o Eng.º Francisco Manuel Cordeiro Bettencourt, que teve um papel fundamental na atribuição da Denominação de Origem Protegida ao Queijo de São Jorge.
O Engenheiro Francisco Bettencourt que se mostrou muito honrado com esta distinção da Câmara Municipal das Velas, salientando que uma das paixões que teve na vida foi, sem dúvida, o Queijo de São Jorge.
No seu discurso, Luís Silveira deixou ainda uma palavra de apreço e sentida homenagem ao Arcebispo D. José Avelino Bettencourt.
Já D. José Avelino Bettencourt deixou guardado o discurso e falou de coração agradecendo todas as homenagens que tem recebido.
E com base no Tema das Festas de São Jorge deste ano “O Queijo e a Sua História”, recorde-se que esta noite decorre, pelas 20h30, no Auditório Municipal das Velas, a apresentação oficial da marca “Velas – Capital do Queijo”, cerimónia que seguida de um showcooking com o Chef José Maria Moreira e degustação de produtos confecionados a partir do queijo.
Liliana Andrade/RL Açores