Estação Salva-Vidas da Horta “é crucial para a segurança marítima do Triângulo”

A Estação Salva-Vidas da Horta foi reforçada com a embarcação “Nossa Senhora da Conceição”.

Na cerimónia de entrega da embarcação, o Presidente da Câmara Municipal da Horta destacou a importância da Estação Salva-vidas da Horta para a segurança marítima das ilhas do Faial, Pico e São Jorge, bem como a sua capacidade para alcançar outras ilhas quando tal se mostrar necessário.

Carlos Ferreira registou este reforço e solicitou ao Diretor-Geral da Autoridade Marítima e Comandante-Geral da Polícia Marítima, Vice-almirante João Luís Aresta, o investimento em instalações para a Estação Salva-Vidas da Horta, “uma necessidade há muito sentida, de modo a garantir melhores condições de trabalho aos profissionais e capacitar o Instituto de Socorros Náufragos para desempenhar ainda melhor a sua missão”.

Apesar de ter sido anunciado pelo Governo da República, em 2017, que a Estação Salva-Vidas da Horta seria dotada de uma nova embarcação, a lancha “Nossa Senhora da Conceição” já possui 24 anos. Mesmo assim, para o autarca a mesma “vai permitir um reforço da capacidade operacional ao nível do salvamento oceânico”.

O Salva-Vidas “Nossa Senhora da Conceição” é uma embarcação com 13,5 metros de comprimento, atinge uma velocidade máxima de 20 nós, pode atingir as 100 milhas náuticas e tem capacidade para recolher até 10 náufragos.

GI CMH/ RL Açores