A Força Aérea Portuguesa resgatou um tripulante de um navio mercante, que se encontrava a navegar a 811 quilómetros a nordeste da ilha de São Miguel, nos Açores, por necessitar de cuidados médicos urgentes, foi ontem anunciado.
Em comunicado de imprensa, a Marinha Portuguesa adiantou que o homem, de 53 anos, de nacionalidade filipina, estava a bordo do navio mercante “Despina V”, de bandeira do Panamá, e necessitava de cuidados médicos imediatos, tendo sido desencadeada uma operação de resgate médico através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes – Marítimos (CODU-MAR) e com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes (RCC Lajes).
Após o alerta, o tripulante foi avaliado pelo CODU-MAR e foi diagnosticado com crise renal, lê-se no comunicado da Marinha.
Ainda segundo a Marinha, a operação de resgate médico, iniciada na tarde de sábado, ficou concluída hoje pelas 13:40 locais (14:40 em Lisboa), quando o helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa, que transportava o paciente, aterrou no aeroporto das Lajes, na ilha Terceira.
O paciente foi, posteriormente, transferido, de ambulância, para a unidade hospitalar local.
Nesta operação estiveram envolvidos o MRCC Delgada, o RCC Lajes, o CODU-MAR, um helicóptero EH-101 e uma aeronave C-295 da FAP, uma ambulância do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), e o Centro de Comando Operacional da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras da GNR, no âmbito do controlo de fronteiras.
MP/RL