Foi aprovado, na última reunião camarária do Município da Horta, ilha do Faial, por unanimidade, o projeto de regulamento do Conselho Municipal da Pessoa Imigrante, Integração e Interculturalidade.
Segundo a Vereadora Maria Antónia Dutra, responsável municipal pela ação social, o Conselho Municipal da Pessoa Imigrante, Integração e Interculturalidade pretende promover a articulação da intervenção dos parceiros sociais na integração das pessoas imigrantes na comunidade faialense.
Para a autarca, o Faial carateriza-se por ser um território no qual a convivência intercultural, o multilinguismo e a diversidade étnica, cultural e religiosa são uma realidade efetiva, que se pretende aprofundar através de políticas locais de integração eficazes.
O Dia Municipal do Imigrante e do Diálogo Intercultural foi instituído em 2018 pela Câmara Municipal da Horta e teve como objetivo promover a interculturalidade, passando a autarquia a desenvolver um papel mais permanente e pró-ativo no esforço de integração dos imigrantes do concelho.
O projeto do regulamento do Conselho Municipal da Pessoa Imigrante, Integração e Interculturalidade será agora publicado em Diário da República para apreciação e discussão pública, pelo período de 30 dias, e posteriormente submetido à Assembleia Municipal.
RL/CMH