A ilha do Faial recebeu este fim-de-semana mais uma edição da Feira Agrícola e Comercial do Faial.
Para o Presidente da Câmara Municipal da Horta, “a chuva condicionou as atividades realizadas ao ar livre, o que mostra bem a necessidade de requalificação da Quinta de São Lourenço, que aguarda há muitos anos pelo investimento”.
“Este é um evento multifacetado, que congregou várias atividades, como workshops, desfile canino, com cães da AFAMA e do CROA, concertos de carácter cultural e lúdico, bem como concursos de bovinos e equinos e demonstrações de tosquia de ovinos”.
Carlos Ferreira salientou que a iniciativa do Município, em parceria com a Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural e um vasto conjunto de instituições de âmbito local e regional, “é importante para a economia local e regional, possibilitando o contacto direto com potenciais clientes, clientes habituais, concorrentes, fornecedores, representantes e distribuidores, sendo também um espaço onde os agricultores, lavradores e criadores de gado, tiveram a oportunidade de dar a conhecer o trabalho desenvolvido ao longo do ano”.
A par dos seminários, workshops e diversas atividades dirigidas a todas as faixas etárias, o Município promoveu três tertúlias. Na sexta-feira, a tertúlia “Bem-estar animal doméstico”, cujo painel foi composto pela Vereadora da Câmara Municipal da Horta, Maria Antónia Dutra, pelo CROA e pelas associações AFAMA e Abrigar. No sábado, moderada pelo Engo Luís Domingos, realizou-se a tertúlia “A Fileira da Carne na Ilha do Faial” que contou com a participação do Diretor Regional da Agricultura, Presidente do IAMA, Presidente da Federação Agrícola dos Açores e da CERCA, Presidente Associação de Agricultores da Ilha do Faial e Vice-Presidente da Associação Trybio. A encerrar o ciclo de tertúlias estiveram também em evidência as alterações climáticas e energias renováveis, num painel moderado pela Enga Sofia Matos e que contou com a participação do Vereador Eduardo Pereira e dos técnicos municipais Carlos Moniz, Arnaldo Raposo e Hugo Pacheco.
Integrado no certame, decorreu também uma sessão de esclarecimento a empresários agrícolas sobre os trabalhos a decorrer nas Áreas Protegidas da ilha do Faial, no âmbito do projeto LIFE IP AZORES NATURA.
“Estes espaços, de diálogo, reflexão e de partilha, possibilitaram a observação do posicionamento, problemas e tendências dos diversos setores, onde foram abordados assuntos prementes na realidade atual e que têm merecido a atenção do Município”, afirmou o edil.
A Carreira da Feira foi uma das novidades desta edição, possibilitando o transporte de ia e regresso entre a cidade e o Parque de Exposições da Quinta de São Lourenço.
CMH/RL Açores