Francisco Fonseca assume constrangimentos na mudança de instalações do Centro de Saúde de Velas (c/áudio)

O Presidente do Conselho de Administração da Unidade de Saúde de Ilha de São Jorge (USISJ), Francisco Fonseca, assumiu, recentemente, em entrevista à RL Açores, que existiram e continuam a existir “constrangimentos” nas atuais instalações onde funcionam os serviços do Centro de Saúde das Velas que transitaram, essencialmente, para a Escola Básica e Secundária das Velas aquando do despoletar da crise sismovulcânica em São Jorge há quase um ano.

Ora, Francisco Fonseca explicou que houve a necessidade de redimensionar toda a atividade do serviço, sendo que, por exemplo, só há internamento no centro de saúde da Calheta.

O Presidente do Conselho de Administração reconhece as limitações existentes, mas garante que tudo tem sido feito para ultrapassar essas questões, sendo uma das principais a lotação tanto a nível de internamento, na Calheta, como a nível do Serviço de Atendimento Permanente, nas Urgências nas Velas.

Contudo, Francisco Fonseca garantiu que o atendimento tem sido sempre garantido até com reforço de funcionários nos respetivos turnos.

Quando as obras do Centro de Saúde das Velas estiverem concluídas haverá um reforço de 14 camas de internamento na ilha, o que fará toda a diferença, segundo o administrador da Unidade de Saúde de Ilha, destacando ainda a importância de colocar em funcionamento a Unidade de Cuidados Continuados.

Francisco Fonseca reconhece que este ano de “solução transitória”, como lhe chamou, tem posto à prova tanto utentes como profissionais de saúde em São Jorge, estando expectante em relação ao futuro com a entrada em funcionamento das novas instalações do Centro de Saúde das Velas.

Francisco Fonseca

RL Açores