O fim-de-semana passado marcou o arranque do futebol feminino na ilha de São Jorge. Apesar de vários clubes locais terem manifestado, no início da época desportiva 2018/19, vontade em avançar, por enquanto as provas são asseguradas pela AtlânticFut e pelo Futebol Clube Urzelinense. Até ao momento, a Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH) é a única associação de futebol dos Açores com provas de futebol 7 feminino ativas.
Paulo Gomes, Presidente da AFAH, vê assim concretizado mais um objetivo do calendário, dizendo mesmo estar “muito satisfeito e evidentemente orgulhoso”, com o facto da AFAH ser a única associação açoriana com futebol feminino ativo.
“A AtlânticFut e o Urzelinense são um exemplo a seguir. Foram corajosos, ousados e honraram a sua palavra. Espero que os outros clubes, em São Jorge e nas restantes ilhas, sigam o exemplo destes dois emblemas. O futebol feminino é uma das grandes apostas da associação e posso adiantar que ainda durante o mês de Dezembro colocaremos em funcionamento o Centro de Treinos de Futebol feminino na Terceira”, frisou Paulo Gomes.
As presidentes dos clubes jorgenses mostraram-se igualmente satisfeitas com a evolução da modalidade na ilha.
Paula Viegas, presidente da AtlânticFut, recorda, com satisfação, o trabalho que foi feito até aqui, congratulando a AFAH “pelo esforço que fez para que este ano o futebol feminino fosse uma realidade. O passado Domingo foi um dia histórico e de orgulho futebolístico, não só para São Jorge, mas para todos os açorianos. O jogo entre o FC Urzelinense e o AtlânticFut foi o 1º jogo oficial de futebol 7 feminino nos Açores. Não podemos esquecer os clubes intervenientes e como tal gostaríamos de congratular, também, o FC Urzelinense, que em conjunto com a AtlânticFut tornaram este dia possível e especial».
Anabela Borges, presidente do FC Urzelinense, deixa o apelo para que outros clubes invistam, também, no futebol feminino, salientando que «após vários meses de muito trabalho e dedicação, realizou-se o primeiro jogo oficial. Apesar do resultado, foi bastante positivo ver a evolução por parte das atletas. Futuramente era de muito bom grado vermos mais clubes a aderirem a esta iniciativa. Um bem-haja a todos que ajudaram neste projeto e que contemos com muitos anos de futebol».
No próximo fim-de-semana, Paulo Gomes, presidente da AFAH, deslocar-se-á à ilha de São Jorge e em conjunto com o Vice-presidente Raul Brasil visitará vários clubes e os seus respetivos dirigentes.
GI AFAH/RL Açores