
A Secretária Regional da Solidariedade Social entregou hoje, na Madalena, no âmbito da visita estatutária ao Pico, o primeiro equipamento de teleassistência, um serviço telefónico de apoio que visa garantir o auxílio imediato em situações de risco ou emergência, promovido pelo Governo dos Açores.
Andreia Cardoso entregou um aparelho na modalidade fixa, destinada aos utentes que permanecem no seu domicílio e que lhes permite, de qualquer parte da sua residência, estabelecer contacto telefónico imediato com a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), instituição parceira do Executivo Açoriano na prestação deste serviço.
Existe, igualmente, uma modalidade móvel, em que o utente pode usufruir de um serviço móvel, baseado num telemóvel específico para o efeito que permite a localização do utente por GPS e Cell ID e o contato telefónico imediato com a CVP.
Trata-se de uma modalidade mais ajustada às pessoas que ainda conseguem manter atividades no exterior das suas casas.
As candidaturas, que começaram a ser recebidas em junho, estão abertas durante todo o ano, destinando-se aos idosos residentes na Região Autónoma dos Açores, com idade igual ou superior a 65 anos, e a utentes dependentes que cumpram os requisitos previstos no regulamento.
O Serviço de Teleassistência funciona 24 horas por dia, 365 dias por ano, através de um terminal, fixo ou móvel, permitindo ao utente, através de um botão de emergência, aliado a um telefone de alta voz, falar, ser localizado e identificado pelo call-center da Cruz Vermelha Portuguesa, o qual faz a avaliação imediata da situação, dando a resposta mais adequada.
As candidaturas devem ser formalizadas junto dos serviços locais do Instituto de Segurança Social dos Açores, sendo a informação necessária à candidatura também disponibilizada no endereço eletrónico http://www.azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/srss-drss/livres/Serviço+Teleassistência.htm.
GaCS/RL Açores