
O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, admitiu a possibilidade de o Centro de Saúde das Velas, na ilha de São Jorge, poder ser ampliado para melhorar os cuidados de saúde prestados à população.
O Presidente do Governo Regional inaugurou esta quarta-feira, no arranque do segundo dia da visita estatutária à ilha de São Jorge, a empreitada de reabilitação e beneficiação do edifício do Centro de Saúde das Velas, que representou um investimento de 3,5 milhões de euros.
No caso concreto de Velas, José Manuel Bolieiro adiantou que o executivo que lidera está a avaliar a adaptação funcional do Centro de Saúde às novas condições físicas, reconhecendo que, “apesar de estarem excelentes, podem ser ainda ampliadas”.
O presidente do Governo açoriano não adiantou que valências de saúde poderão vir a ser instaladas no denominado “Bloco Sul” do edifício, uma vez que os profissionais “são decisivos” sobre aquilo que pode ser útil para “acrescentar valor na ilha de São Jorge”.
A intervenção realizada no Centro de Saúde das Velas custou 3,5 milhões de euros e teve comparticipação de 85% de verbas comunitárias (PO 2020 e PRR).
Na cerimónia de inauguração, o presidente do Conselho de Administração da Unidade de Saúde de Ilha de São Jorge, Francisco Fonseca, referiu que a obra era “há muito almejada” e é da máxima importância” para o concelho de Velas.
Segundo o responsável, a intervenção realizada permite a reorganização funcional da urgência, internamento e laboratório de análises clínicas, entre outras áreas.
O Centro de Saúde está a funcionar nas instalações agora reabilitadas desde a passada segunda-feira, dia 18 de setembro.
RL Açores