Para a ilha de São Jorge está previsto, para 2024, e segundo o Plano de Investimentos que será discutido esta semana, um investimento superior a 42,5ME. Os principais investimentos realizam-se em áreas como o Desenvolvimento social e inovação, Economia Rural e do mar, Desenvolvimento turístico, mobilidade e infraestruturas, Reabilitação de estradas regionais, Construções escolares e Gestão e requalificação da orla costeira.
Cada uma destas ações divide-se depois em sub-ações, sendo que, por exemplo, no que diz respeito ao Desenvolvimento social e inovação podemos encontrar inscritos nos documentos orçamentais verbas para o Apoio à infância e juventude, com destaque para a Requalificação da Creche e ATL nas Velas da Santa Casa da Misericórdia das Velas com um montante inscrito de 150 mil euros. Já para Apoio à família, comunidade e serviços, há uma verba superior a 1 Milhão de euros para a Construção do Centro Intergeracional de Santo Antão – Centro Paroquial e Social de Santo Antão, no concelho da Calheta e também um montante de 1 mil euros para a Criação do Centro de Alojamento Temporário na Urzelina do Instituto de Santa Catarina. Para o Apoio a Idosos estão previstos 15 mil euros para Ampliação e requalificação da Casa de Repouso João Inácio de Sousa, nas Velas.
No que diz respeito à ação Economia rural, destaque para a área da Investigação, inovação, capacitação e competitividade, com 10 mil euros para o projeto Bovileite São Jorge. Já para a área e Desenvolvimento sustentável, biodiversidade e alterações climáticas, estão previstos 5 mil euros para Diversidade produtiva das fajãs de São Jorge.
Na Economia do mar – Infraestruturas de apoio às pescas, está inscrito o montante de 50 mil euros para construção de uma Estrutura de abrigo de equipamentos na Fajã de Santo Cristo.
Desenvolvimento turístico, mobilidade e infraestruturas é outra das ações inscritas no Plano e Orçamento para 2024, sendo que no que toca a Infraestruturas e equipamentos portuários e aeroportuários para a ilha de São Jorge estão previstos investimentos no Porto da Calheta no valor de 100 mil euros e 230 mil euros para o Aeródromo de São Jorge.
Já no que respeita Execução do PRR, no que à ilha de São Jorge diz respeito, está previsto um investimento em Circuitos Logísticos Terrestres no valor de 3 ME.
Destaque ainda no Plano de investimentos para São Jorge na área de Construções Escolares para um investimento de 50 mil euros para a Reabilitação do edifício da Escola Básica do Topo.
No que diz respeito à ação Gestão e requalificação da orla costeira, estão inscritos no Plano de Orçamento da Região verbas no valor de 50 mil euros para Proteção costeira na Fajã João Dias e 15 mil euros para a Estabilização da zona adjacente ao quartel dos bombeiros da Calheta.
De salientar que no que diz respeito ao Orçamento da Região e no que toca aos montantes atribuídos à ilha de Sâo Jorge há outras ações de carácter mais geral que incluem também a ilha através de medidas transversais a todas as ilha da região.
RL