
A Secretaria Regional da Saúde e do Desporto relembrou, esta terça-feira, através de um comunicado, que os doentes com origem em São Jorge que necessitam pernoitar no Faial beneficiam do regime geral do doente deslocado. Sendo assim, recebendo o apoio monetário diário nos termos normais, a Secretaria considera não ser necessário implementar uma medida excecional, para além do apoio que o Hospital em causa deverá dar aos utentes deslocados, que inclui a pernoita.
O Secretário Regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, afirmou que “nenhum doente dos Açores será discriminado pelo seu local de residência ou por qualquer decisão do Governo”. Contudo, lamenta que se faça “uso indevido da doença para fins políticos, visando, apenas criar agitação, dúvidas e intranquilidade naqueles que mais precisam do apoio da sociedade”.
Na passada segunda-feira, Clélio Meneses, determinou que o Hospital da Horta providenciasse uma área destinada a acolher os utentes que aguardavam viagem de regresso ao Pico. Além disso, determinou ainda que, para diminuir o constrangimento provocado pela greve da Atlânticoline, aos utentes que utilizem o espaço seja servida uma refeição.
DI/RL Açores