Depois de passar pela Vila das Velas e a Vila da Calheta, o Governo Regional do Açores, chegou da parte da tarde de quinta-feira à freguesia de Santo Antão, onde reuniu com a direção do Centro Social e Paroquial daquela Freguesia.
Ora, após a reunião, o Governante José Manuel Bolieiro falou sobre a mesma, caracterizando-a como “histórica” por ser a primeira vez que todo o Governo se reuniu com a Direção, para fazer uma análise relativamente à oferta por parte do Cento às populações daquela zona, e afirma que dada a orografia da ilha, é essencial que este Centro se mantenha pelos serviços prestados à população, que vive numa zona mais longe dos maiores centros.
O Presidente do Governo Regional garantiu que não estará em causa nenhuma das valências que o Centro Social e Paroquial presta, de maneira que o Governo vai continuar a assegurar a sua legalização e apoios necessários.
Após a reunião, todo o governo Regional e a direção do Centro Paroquial de Santo Antão deslocaram-se para visitar a zona do Jardim de Infância, valência que se encontra agora assegurada pelo Governo Regional.
Ora, o Padre Dinis, Presidente da Instituição, encontra-se satisfeito com a reunião, pelo compromisso agora assumido por parte do Governo, e pela disponibilidade do mesmo em colaborar com a Instituição que presta um serviço, que segundo o Padre Dinis é indispensável.
O Presidente do Centro de Santo Antão, fala numa “vitória para a ponta da Ilha” pois ficou a certeza por parte do Governo, que o Centro Intergeracional é para avançar.
Para concluir, o Padre Dinis volta a frisar a sua satisfação com a visita, ressalvando que o Topo não é nem pode ser o parente do pobre de São Jorge e que merece todo o apreço e que hajam as condições necessárias de vida desde a fase da infância à fase da terceira idade.
Último dia de Visita Estatutária à ilha de São Jorge, que culminou com o Segundo Fórum Autonómico.
Laura Cabral/RL Açores