I Fórum da Agropecuária Biológica dos Açores: Seminário “Pastagens e bovinos de carne” na EBS de Velas (c/áudio)

Aconteceu no passado sábado, um seminário com cinco oradores, que vieram até à Ilha de São Jorge, para falar sobre as pastagens e os bovinos de carne aos produtores agrícolas.

Ana Branco, Presidente da Trybio, uma Associação de produtores e consumidores de Agricultura Biológica, explicou à Rádio Lumena em que consistia o seminário, que surge no âmbito deste que é o primeiro Fórum da Agropecuária Biológica dos Açores.

Ana Branco diz ainda que se encontra satisfeita com a adesão dos produtores Jorgenses, tendo um número considerável de participantes. Como está a terminar este primeiro Fórum, a última iniciativa irá acontecer na Ilha Terceira e vai abordar o tema de “Produção e Transformação de leite Bio” sendo a Terceira a ilha com um maior número de produtores de leite biológico.

Ora, a Rádio Lumena conversou também com um dos oradores, Arlindo Cardosa, de Idanha-a-Nova, da “Nature Fields”, que veio falar aos presentes sobre carne biológica.

Explica como é que trabalha, havendo uma parceria entre a “Nature Fields” e os produtores de carne bio.

No que respeita a crescimento exponencial, Arlindo afirma que há uma preparação prévia, sendo que o “modo de produção biológica leva o seu tempo a aferir e a produzir o mesmo padrão” pois cada produtor tem a sua forma de trabalhar, que é única.

Arlindo disse ainda que com a pandemia, a “Nature Fields” conseguiu crescer entre 25% a 30%, uma vez que esta é uma empresa que vende também para lojas locais, sendo que com a Covid-19, as pessoas deslocavam-se apenas até às lojas mais perto da sua área de residência, fazendo com que a empresa crescesse.

Para terminar, Arlindo Cardosa afirma que estão a ser estudadas formas de se começar a exportar carne biológica Portuguesa, sendo que a produção bio é mais aceitável em países estrangeiros, é assim que nos diz o empresário.

Mais uma iniciativa no âmbito do I Fórum da Agropecuária Biológica dos Açores, desta vez na EBS de Velas, tendo-se iniciado pelas 18 horas, com vários oradores, sendo eles: Teresa Carita que veio de Elvas com o tema “Biodiversidade em pastagens permanentes: características e benefícios”, seguindo-se Anabela Gomes da Universidade dos Açores, com o tema “Maneio de pastagens em altitude nos Açores”.

Depois do intervalo, iniciou-se a segunda parte com Paulo Costa da Federação Agrícola dos Açores, com o tema “Bio como estratégia de valorização de carne de bovino” tendo depois dado o seu contributo o orador Lázaro Simbine, da Direção Geral da Agricultura e desenvolvimento Rural, com o tema “Abordagem holística na Gestão sanitária da produção Bovina Biológica” e por fim, Arlindo Cardosa da “Nature Fields”.

Laura Cabral/RL Açores

Deixe uma resposta