II Festival de Reservas da Biosfera está a decorrer em São Jorge até dia 11 de maio (c/áudio)

Está a decorrer em São Jorge até ao dia 11 de maio o II Festival de Reservas da Biosfera. Na sexta-feira à noite decorreu a abertura oficial do evento que junta na ilha as 12 Reservas da Biosfera existentes em Portugal, sendo que quatro delas ficam nos Açores, nomeadamente a Reserva da Biosfera do Corvo, da Graciosa, das Flores e a Reserva da Biosfera das Fajãs de São Jorge, que recebeu a distinção em 2016.

Ora, na ocasião da abertura deste Festival, Luís Silveira, o presidente do Município das Velas e anfitrião deste evento, enalteceu a importância que a Reserva da Biosfera das Fajãs de São Jorge representa na ilha a vários níveis, principalmente ao nível do turismo.

Estes são territórios que devem ser preservados por variadíssimas razões, defendeu Luís Silveira.

Também Paulo Silveira, o Gestor da Reserva da Biosfera das Fajãs de São Jorge, salientou aquele que é um dos principais objetivos das reservas da Biosfera, a conservação da biodiversidade.

Na sua intervenção, Paulo Silveira alertou ainda para o facto de nos últimos 60 anos as Reservas da Biosfera de Portugal terem perdido 40% da sua população, referindo ainda que as reservas da Biosfera são um compromisso para com a preservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável.

 

 

 

 

RL Açores