Ilha do Faial nomeada para ‘Melhor Destino Europeu 2023’

O Faial está entre os 21 destinos europeus selecionados para “Melhor Destino Europeu 2023”. As votações decorrem até 10 de fevereiro e todos podem participar.

O presidente da Associação de Turismo Sustentável do Faial (ATSF), Pedro Rosa, afirma que “o facto de a ilha do Faial ter sido selecionada para integrar a lista dos melhores destinos europeus de 2023 é, por si, uma boa notícia para o sector do turismo”.

Vem aumentar a visibilidade não só do Faial, mas também dos Açores enquanto destino turístico de excelência, segundo afirmou, revelando ainda esperar que possa contribuir para atrair mais turistas à ilha e à região fora da ‘época alta’”.

Neste sentido, aponta as duas viagens com jornalistas da Alemanha, Suíça e Áustria que a Associação de Turismo Sustentável do Faial organizou, em dezembro de 2022, com o objetivo de “promover o Faial enquanto destino turístico de inverno junto desses mercados, e como forma de esbater a sazonalidade do turismo na ilha”.

Para além da natureza, foi dado destaque a aspetos ligados à cultura, ao património e às artes, bem como as possibilidades que a ilha pode oferecer para a criação artística”, disse, acrescentando que “a publicação das reportagens agora está a traduzir-se no aumento significativo do número de visitantes do site ‘Discover Faial’”.

A European Best Destinations, que promove destinos turísticos na Europa, lançou o concurso anual para melhor destino europeu. São 21 destinos em competição, entre os quais Atenas, Viena, Praga, Copenhaga, Varsóvia, ou Londres. Para além do Faial, a lista apenas integra mais um destino português – a ilha do Porto Santo, na Madeira.

Pedro Rosa frisa que “o Faial, através do seu parque natural, foi o primeiro destino português a constar da lista de Destinos Europeus de Excelência (EDEN), um galardão atribuído pela Comissão Europeia”, acrescentando que “este tipo de distinções são tidas em conta nestes ‘rankings’, conforme é referido no próprio site da European Best Destinations”.

A votação decorre online até 10 de Fevereiro e, segundo a informação disponível no próprio site, o sistema permite votar a cada 24 horas.