
Encontram-se inauguradas as obras de Requalificação dos Espaços Públicos da Fajã das Almas, na Freguesia das Manadas, empreitada que teve um valor global na ordem dos 250 mil Euros.
A cerimónia de inauguração, que contou com a Presença do Presidente do Município, Luís Silveira, e restante Executivo, foi presidida pelo Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Alonso Miguel.
A obra em causa, com Projeto da autoria do Gabinete Técnico do Município, passou pela requalificação de inúmeros espaços públicos, nomeadamente a Zona do Poço de Baixa-mar, Miradouros, a criação de novos espaços verdes e de lazer, passando pela reconstrução de paredes de suporte e contenção, colocação de proteções de Inox e Madeira Tratada, e repavimentação de toda a via de acesso pedonal e para motos.
Segundo Luís Silveira, trata-se de uma obra que pretende, não só criar mais segurança no interior desta Fajã para a População e todos quantos a visitam, mas sobretudo dar um aspeto mais aprazível para que este seja um lugar onde cada vez mais se goste de viver ou visitar.
“Esta é mais uma das obras que vem de encontro aquilo que tem sido a nossa política, que é no fundo, criar no Concelho das Velas, um lugar onde cada vez mais as pessoas gostem de viver, e também com melhores condições para receber todos os que escolhem a nossa terra para o seu destino de férias.” Explica Luís Silveira, prosseguindo por dizer que “esta obra passou pela recuperação de todos os Espaços Públicos Municipais da mesma, mantendo aquilo que é a Traça Arquitetónica não desvirtuando, nem aplicando materiais que não sejam enquadrados na Fajã.”
Luís Silveira enalteceu a presença do Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, que se deslocou à Ilha de São Jorge para a cerimónia de inauguração da obra.
“Este é um facto que deve ser reconhecido: todos os dias há inaugurações pela Região toda, não é possível que os Senhores Secretários estejam presentes em todos esses eventos, portanto, o facto do Senhor Secretário Regional vir a São Jorge propositadamente, porque é uma inauguração numa Fajã, que é Reserva da Biosfera, onde a pasta do Ambiente e Alterações Climáticas incide sobretudo nas Fajãs, acho que é um sinal importante, deixando-lhe o repto, de que, todos juntos possamos trabalhar para construir um Concelho melhor e harmonioso e que sirva a todos.” Finaliza o Autarca, Luís Silveira.
Ora, por sua vez, o Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Alonso Miguel, diz que “o espaço da Fajã das Almas ficou requalificado e mais bonito, sendo um exemplo da requalificação que as Fajãs merecem e precisam.”
Continuou por referir que “a Fajã das Almas é um exemplo da singularidade que existe a nível paisagístico nos Açores e importa garantir que se mantenha a autenticidade das Fajãs, permitindo que as pessoas usufruem das mesmas de modo sustentável.”
Alonso Miguel relembrou que as Fajãs foram classificadas como Reserva da Biosfera em 2016. O Secretário disse ainda que é da preocupação da Secretaria o ordenamento de território, permitindo que se viva, e ao mesmo tempo se preserve as Fajãs da Ilha de São Jorge.
“As Fajãs desde logo são espaços que foram classificados, devido à sua diversidade e notoriedade, como Reserva da Biosfera da UNESCO, tendo a classificação de dois sítios de interesse comunitário integrados na Rede Natura 2000 e portanto, estão naturalmente na tutela da Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas.” Avança o Governante explicando que “no ponto de vista da Fajã, a principal competência que a Secretaria tem é o Ordenamento do Território, na implementação dos instrumentos de gestão territorial, permitindo que haja a vivência mas garantindo que há a preservação deste património Natural e Cultural.” Refere.
Medidas de Desenvolvimento Sustentáveis assentes em vários aspetos de realce para a vida nas Fajãs, foram também mencionadas pelo Secretário.
“Neste momento, garantir que elas continuam a ter uma identidade própria, e que permitem ser um cartão de chamada para os turistas, porque este tipo de paisagem só por si gera riqueza, economia, postos de trabalho e o sustento de muitos Açorianos e também a fixação de população.” Diz o Governante.
“Quando se fala em desenvolvimento sustentável, fala-se em permitir que as pessoas continuem a viver e a usufruir do espaço, garantindo que a Fajã mantenha a sua Traça Cultural, Natural e Tradicional.” Finaliza Alonso Miguel.
Por fim, para o Presidente da Junta de Freguesia das Manadas, Vasco Pinto, que falava à comunicação social, disse que esta é uma obra de melhoramento que em muito vai beneficiar as condições de vida, quer dos habitantes, quer de todos os que visitam a Fajã das Almas.
Para além disso, enumerou ainda outras obras de requalificação que estão a decorrer na Freguesia das Manadas, nomeadamente o Porto dos Terreiros, o Porto das Manadas e a Ermida da Senhora de Guadalupe.
“Neste momento estão a decorrer obras no Porto dos Terreiros, já no Porto das Manadas, estamos a melhorar os balneários e a construir um pequeno bar, que já era uma reivindicação da população há muito tempo e estamos também a adaptar a Ermida do Guadalupe, para que sirva de Ermida para o evento anual que acontece em Agosto e para ser uma casa funerária com as condições todas. São obras que estão em curso e pretendemos concluir em setembro.” Refere o Presidente da Junta de Freguesia das Manadas, Vasco Pinto.
Cerimónia de Inauguração das obras de Requalificação dos Espaços Públicos da Fajã das Almas, que ocorreu na passada segunda-feira, neste que foi o primeiro dia de Verão de 2021.
Imagem: Câmara Municipal de Velas
Laura Cabral/RL Açores