Iniciativa “Rota Açores – 9 ilhas, um arquipélago gastronómico” está a decorrer até 3 de março

A iniciativa “Rota Açores – 9 ilhas, um arquipélago gastronómico”, promovida pela Associação para a Valorização Económica dos Açores (AVEA), está a decorrer desde o dia 15 de fevereiro até 3 de março, com a participação de 23 restaurantes do arquipélago, que irão “apresentar criações originais, que elevam a excelência dos produtos açorianos”.

De acordo com o presidente da AVEA, Eládio Braga, a iniciativa “pretende valorizar a essência da gastronomia açoriana, que nasce da diferença e da complementaridade das suas nove ilhas”.

Nos menus e pratos especiais da rota, “os restaurantes podem incluir ingredientes tão típicos como o ananás de São Miguel, os queijos de São Jorge e da Graciosa, tão diferentes entre si, ou o mel das Flores e da Terceira, por exemplo”, referiu.

Segundo a organização, os chefs têm “carta branca” para apresentarem as suas criações gastronómicas “dentro dos limites dos produtos locais”.

Dos 23 restaurantes que participam na iniciativa, 12 são de São Miguel, quatro da Terceira, dois do Pico, dois do Faial, dois das Flores e um de Santa Maria.

Trata-se de uma iniciativa que acontece no âmbito do projeto Saborea, co-financiado pelo programa Interreg Madeira-Açores-Canárias (MAC) 2014-2020, que envolve diversos parceiros dos Açores, Madeira, Canárias, Cabo Verde, Senegal e Mauritânia, tendo como chefe-de-fila o Cabildo Insular de Lanzarote.

O Saborea visa promover o turismo gastronómico como ferramenta para o desenvolvimento sustentável, ao mesmo tempo que procura aumentar a atratividade do patrimônio natural e cultural em áreas de interesse turístico.