O Vice-Presidente do Governo revelou esta segunda-feira, em Ponta Delgada, que o “investimento privado executado, ao abrigo de sistemas de incentivos do Competir +, pelas empresas açorianas até final de outubro deste ano duplicou em relação ao mesmo período” de 2015, revelando um clima de confiança na economia regional.
“No âmbito dos novos sistemas de incentivos à atividade empresarial, posso também dizer que foram já candidatados 400 novos projetos que irão representar um investimento superior a 170 milhões de euros”, frisou Sérgio Ávila na cerimónia de inauguração do novo Centro Logístico da INSCO.
“A palavra que retrata este investimento é, sem dúvida, a palavra confiança”, afirmou, sustentada pelo crescimento do consumo, “por via do aumento rendimento disponível das famílias” e “da população circulante”, devido ao turismo.
Mas também, sublinhou Sérgio Ávila, por um “conjunto de indicadores económicos e macro económicos positivos que revelam já “uma retoma sustentável” a consolidar nos próximos anos.
Nesse sentido, o Vice-Presidente do Governo destacou algumas das medidas no âmbito da estratégia de retoma da economia e do trabalho, decidida pelo Executivo açoriano.
A primeira, a criação de um conjunto “inovador” de novos instrumentos públicos de financiamento às empresas, em parceria com instituições de crédito aderentes.
Designadamente, através de linhas de crédito com garantia mútua, de um fundo de capital de risco, ou de operações de financiamento de participação no capital reversível.
Outra medida, destacou, será a implementação da Rede de Incubadoras de Empresas nos Açores, já com aprovação comunitária, e no âmbito da qual vão ser criados os “Vales de Incubação” que permitirão às novas empresas acederem a serviços de profissionais qualificados e a aconselhamento especializado.
Em terceiro lugar, Sérgio Ávila frisou a importância da criação de emprego, recordando também os resultados já alcançados através de programas como o INTEGRA e o Programa para a Inserção de Estagiários (PIIE), através dos quais foram criados 4.350 novos postos de trabalho.
No entanto, revelou, para aumentar a contratação sem termo, o Governo dos Açores vai implementar um novo programa, o INTEGRA ESTÁVEL, “apoiando ainda de forma mais intensa” as empresas.
Sérgio Ávila registou ainda o protocolo assinado com a INSCO que já vende nos seus espaços comerciais centenas de produtos com o selo identitário de origem Marca Açores.
Considerando que esta aposta da Região na diferenciação e consequente valorização dos produtos regionais, é para ser consolidada e alargada às grandes superfícies no mercado nacional, o Vice-Presidente enalteceu o papel da SONAE – sócia do Grupo Bensaude na INSCO – neste trajeto, revelando-se um parceiro estratégico.
GaCS/RL Açores