
O Secretário Regional da Agricultura e Florestas anunciou hoje que se vai reunir, em outubro, com os trabalhadores da Sinaga para lhes revelar, em primeira mão, qual será o futuro da açucareira, assegurando que o Governo dos Açores está a trabalhar para uma solução que passe pela manutenção e não pelo fim da empresa.
“Conto, durante o mês de outubro, reunir com os trabalhadores da Sinaga. Eles serão os primeiros a saber qual é a solução que irá ser encontrada para a empresa”, afirmou João Ponte, na sequência de notícias recentes que apontavam para o encerramento da fábrica devido ao fim das quotas do açúcar na União Europeia em setembro.
João Ponte frisou que é necessário que “fique claro e não restem dúvidas” que a solução que está a ser trabalhada pelo Governo Regional “passa pela manutenção da Sinaga”.
O governante reafirmou que os postos de trabalho estão salvaguardados, acrescentando que, neste período crítico de laboração em que se encontra a fábrica, os trabalhadores precisam de tranquilidade e não de agitação.
A Sinaga tem atualmente cerca de 70 funcionários efetivos.
João Ponte salientou ainda que este é um processo “moroso e complexo”, que tem requerido estudos e trabalhos que têm sido desenvolvidos pela administração da Sinaga, em colaboração com o Governo dos Açores.
GaCS/RL Açores
Imagem: ©Direitos Reservados