Jovens devem participar na definição do futuro da Europa

O  primeiro vice-presidente do Comité das Regiões Europeu, Vasco Cordeiro, defendeu um envolvimento efetivo dos jovens e dos cidadãos na definição do futuro da Europa, na sessão de abertura da Semana Europeia das Regiões e Cidades.

“Estamos a perguntar às pessoas e à juventude quais são as principais políticas que os preocupam, que lhes dizem respeito e que acham que a União Europeia lhes devia destinar no futuro. Estamos a pedir para serem parte deste processo”, afirmou Vasco Cordeiro, realçando que “as instituições europeias têm que estar preparadas” para acolher e concretizar as propostas que os jovens e os cidadãos têm para dar sobre o projeto europeu.

Para Vasco Cordeiro,  “este é um exercício muito importante, para as pessoas saberem que é preciso fazer opções e que não há só um lado bom. Fazer parte da União Europeia, é fazer parte deste projeto como um todo, não apenas da parte boa, da parte divertida. É um compromisso com esta ideia de solidariedade, de construir algo que envolve todos europeus”.

Por outro lado, alertou para o importante momento que se vive: “Estamos num momento de redefinição da Europa e da União Europeia, pelo que estas matérias têm que ser abordadas como um processo complexo que exige de todos – não apenas dos cidadãos, mas também dos seus representantes a nível local, regional, nacional e europeu e das instituições europeias – um grau elevado de consciência do que está em jogo nesse processo”.

Na conferência que marcou o primeiro dia da Semana Europeia das Regiões e das Cidades, a comissária Europeia da Política de Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, avançou  alguns resultados do Eurobarómetro.

De acordo com a comissária, 69% dos europeus “estão cientes de que a Política de Coesão está a investir na recuperação” da crise pandémica e 41% dos europeus conhecem um projeto na sua região, o que representa um aumento de 34% relativamente ao que acontecia há uma década.

Imagem: Açoriano Oriental

Açoriano Oriental/RL Açores

Deixe uma resposta