
O km 0 no Norte Pequeno apresenta para esta época de Verão que se aproxima, época de maior afluência de turistas à ilha, algumas alterações.
Em entrevista à Rádio Lumena, Adroaldo Mendonça frisou que a Junta de Freguesia tem estado a trabalhar no “embelezamento dos trilhos”.
O presidente da Junta de Freguesia do Norte Pequeno acredita que todo este trabalho irá constituir “uma mais-valia para a freguesia”.
Este ano o objetivo é fazer crescer ainda mais o km 0, revelou Adroaldo Mendonça, que adiantou ainda à RL Açores que já existe até uma casa de turismo de habitação numa das Fajãs por onde passam os trilhos.
No que respeita a apoios, a Junta de Freguesia do Norte Pequeno já apresentou candidaturas ao Governo Regional, uma vez que “o orçamento da junta não permite grandes obras”, contando ainda com o apoio do Município da Calheta, como referiu Adroaldo Mendonça.
O Km 0 é uma rede de percursos pedestres circular, que tem início e final no centro da Freguesia do Norte Pequeno, passando por todas as fajãs desta freguesia, nomeadamente a fajã do Mero, Fáias, Fonduras, Penedia, Pontas e fajã da Neca.
De salientar que todos os percursos estão devidamente assinalados e que em cada poste de sinalização existe um código, designado por qrcode, em que as pessoas que realizam o percurso conseguem apenas com um smartphone aceder diretamente a uma página que lhes dará toda a informação sobre o km 0.
LA/RL Açores