Lajes do Pico recebeu “II Jornadas Técnicas de Agropecuária da Charolês Portugal”

As II Jornadas Técnicas de Agropecuária da Charolês Portugal realizaram-se de 12 a 14 de julho, no Parque Florestal Matos Souto, na freguesia da Piedade, na ilha do Pico. O certame foi uma iniciativa da Associação de Criadores de Charolês de Portugal e é considerado o maior evento da raça realizado nos Açores com bastante projeção ao nível nacional. Em debate estiveram as melhores soluções e práticas na produção da Raça Charolês.

A Presidente do Município das Lajes do Pico marcou presença no evento, tendo destacado que “o modelo organizativo destas Jornadas Técnicas de Agropecuária, além de privilegiar a melhor localização regional para realização de Feiras Agrícolas – MATOS SOUTO, assume-se como um projeto agregador e integrador de todos os agentes do Setor, nomeadamente, autoridades públicas regionais e locais, criadores de gado, agricultores, empresas comerciais de produtos e serviços para o agronegócio, comunidade técnica e científica e toda a comunidade local”, enfatizando a responsabilidade e a obrigação das Entidades Públicas incentivarem e apoiarem os Promotores de Feiras Setoriais.

Ana Brum evidenciou o elevado mérito dos agricultores do concelho das Lajes em prosseguirem os objetivos estratégicos definidos para a Sustentabilidade do Setor Agrícola.

A edil defendeu ainda que o objetivo passa por valorizar a ruralidade e demonstrar a eficácia que este tipo de evento tem para a Coesão Territorial, sublinhando que “a Ponta da Ilha, além de possuir as melhores condições logísticas para esta tipologia de eventos, simboliza a verdadeira identidade da ruralidade e da necessidade de iniciativas promotoras da coesão. 

RL/CMLP