A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, assinou o contrato da empreitada de promoção das condições de acessibilidade, mobilidade e segurança rodoviária – ligação entre o norte e o sul da ilha de São Jorge.
Trata-se de um investimento superior a 8,1 milhões de euros, que, segundo a governante, vem colmatar uma necessidade há muito reivindicada pela população daquela ilha, e a que “o Governo dos Açores dedica total empenho e celeridade”.
As acessibilidades, como referiu, são um “elemento decisivo do desenvolvimento harmonioso dos concelhos, da ilha e da Região, que quebra o isolamento e a distância, proporcionando mais segurança e conforto”.
Berta Cabral reforçou que “investir nas acessibilidades é um sinal claro da vontade e determinação” do Governo Regional “na mobilidade dos açorianos e na coesão social e económica dos Açores”.
Esta empreitada concretiza mais um projeto inserido no PRR – Componente 7 – Infraestruturas, Rede Viária dos Açores e visa a beneficiação da E.R. nº 3-2ª que liga a costa norte à costa sul da ilha de São Jorge, com vista a aumentar a segurança rodoviária e dar maior conforto dos utentes.
Com esta obra, são diminuídas as distâncias e tempos de percurso aos portos e aeroporto, localizados na costa sul da ilha, ao mesmo tempo que se proporciona a redução de consumos de combustível, em virtude da melhoria das condições de circulação e caraterísticas geométricas da via.
Está prevista uma intervenção de reabilitação da estrada existente, com correção do traçado em três curvas perigosas, incluindo a estabilização de taludes, numa extensão total da obra de 13 km.
A obra envolve os domínios de terraplenagens, drenagens, pavimentação, sinalização e segurança, obras acessórias e integração paisagística.
A empreitada foi adjudicada à empresa Tecnovia-Açores, SA., na sequência de concurso público, e tem um prazo de execução de 730 dias.
GRA/RL