Livro oriundo de Taiwan é a primeira publicação em tradução da editora açoriana Néveda Ent.

“Este trabalho revela o elevado nível artístico que o livro ilustrado para crianças pode conseguir: grande qualidade artística das ilustrações e sofisticação entre a técnica e estética usada e a composição das imagens,” anotou Regina Pessoa, a presidente do júri, quando do anúncio que o livro de Taiwan, “Era uma vez um comboio na ilha”, tinha conseguido o Prémio AnimaPIX 2022.

Na edição de 2023 do festival AnimaPIX, o diretor artístico Terry Costa (que também é o tradutor do livro) apresentou a obra de Yi Wen Huang, pela primeira vez na língua portuguesa, a um grupo de jovens que expressaram grande interesse pelo trabalho. “Este, sendo o primeiro livro em tradução, para a editora Néveda Ent., é um novo desafio,” admite Terry Costa. 

Yi Wen Huang é uma ilustradora taiwanesa que iniciou sua carreira profissional de ilustração apenas há cinco anos. Ela adora experimentar diferentes materiais e texturas, adicionando variedade às suas obras, crucial quando se trata de criar livros ilustrados. A autora admite que o seu trabalho é para todas as idades desfrutarem. Yi Wen Huang é uma artista que vive nos tempos modernos, e usa imagens e símbolos de texto para registar eventos, homenagear o passado e seus ancestrais, conectando a arte, literatura e história de vida por meio de livros ilustrados.

RL/MA