
Chegou ao fim a 33ª Semana Cultural das Velas. A edição de 2022 daquele que é o primeiro grande Festival de Verão das Ilhas do Triângulo (São Jorge, Pico e Faial) contou com cinco dias de muita música e atividades diversas, tendo este ano sido homenageadas personalidades ligadas ao Setor das Pescas, não fosse esse o mote desta 33ª edição.
O Município e a Associação Cultural das Velas voltaram a criar um programa diversificado e abrangente, enaltecendo tradições e costumes, tendo o público respondido com grande entusiasmo e comparecido em grande número durante os cinco dias de festival.
A paragem de dois anos devido à pandemia da covid-19 aliada à crise sísmica de São Jorge, fez com que a organização tivesse pouco tempo para organizar um festival desta dimensão, contudo, foram superadas todas as expetativas, afirmou Luís Silveira em entrevista à RL Açores.
Aliás, era de todo importante, segundo o autarca velense, a realização da 33ª Semana Cultural das Velas, não só pelas componentes recreativa e social, mas também pela questão económica, sendo muito importante para as Instituições que exploram o evento, assim como para o Setor Empresarial, que está fragilizado, a necessitar de uma “lufada de ar fresco”.
A organização da Semana Cultural deixou ainda um agradecimento a todas as entidades, públicas e privadas, que se disponibilizaram a apoiar a realização deste evento, não esquecendo igualmente todas as coletividades e Instituições que se associaram à organização.
GI CMV/RL Açores
Fotografia: ©CMV