Madalena celebrou 300 anos de elevação a concelho

O mais jovem concelho da Ilha do Pico comemorou os 300 anos de elevação a Vila.

A celebração da efeméride arrancou com a tradicional Eucaristia e a inauguração da exposição de pintura “Madalena, Um Concelho Entre Mistérios”, de Manoel Costa, a que se seguiu a Sessão Solene Comemorativa, que contou com a entrega de medalhas e distinções honoríficas a 73 instituições e individualidades.

O Presidente do Governo dos Açores, os representantes das autarquias geminadas com a Madalena, assim como as Juntas de Freguesia, Casas do Povo, IPSS, Filarmónicas, Clubes e Associações concelhias e os órgãos de Comunicação Social da Ilha e da Região foram algumas das instituições e personalidades agraciadas pelo Município com a Medalha dos 300 Anos de Elevação da Madalena a Concelho.

Foram ainda distinguidos os antigos Presidentes de Câmara e Assembleia Municipais da Madalena, autoridades e instituições com relevo no Concelho e na Ilha e os funcionários do Município com mais de 25 anos de serviço.

Enaltecendo a História e as suas Gentes, ao longo da sessão solene comemorativa foi exibido o documentário “Maresias”, uma longa metragem sobre a epopeia marítima do Canal, da realizadora Sandra Cristina Sousa, também homenageada pela edilidade, tal como os participantes deste documentário.

O serão cultural terminou com a atuação de André Azevedo, Tânia Monteiro e André Medeiros e do Grupo Folclórico e Etnográfico “Ilha Morena”, da Casa do Povo de São Mateus, a que se seguiu um Jantar com todos os colaboradores e convidados da Autarquia.

Assinalando um novo capítulo na História, os 300 anos de Elevação da Madalena a Concelho serão festejados ao longo do ano com um sem número de atividades culturais e desportivas, celebrando a Madalena e as nossas gentes, a bravura deste povo que transformou a “lava agreste em jorro de vinho”, fazendo desta herança inspiração para construir o futuro.

RL/CMM