Mais 419 trabalhadores da ação educativa em quadro nas escolas dos Açores

A Secretária Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, Sofia Ribeiro, anunciou hoje que o Governo colocou em quadro mais 419 trabalhadores da ação educativa nas escolas dos Açores, acabando por ver “a sua situação laboral estabilizada”.

Desde o início do mandato foram colocados em quadro mais 74 técnicos superiores, mais 11 técnicos de informática, mais 11 assistentes técnicos e mais 323 assistentes operacionais nas unidades orgânicas da Região”, explicou.

A responsável pela pasta da Educação mencionou que a revisão dos critérios que estabelecem a distribuição de trabalhadores pelas escolas, pôde garantir que hoje exista o rácio de “um assistente operacional por cada 20 alunos” nas unidades orgânicas da Região.

O anúncio foi feito durante o debate sobre serviços públicos essenciais, esta quarta-feira, 18 de outubro, na Assembleia Legislativa Regional, na Horta.

Em relação ao pessoal docente, a titular da pasta da Educação recordou que “com a revisão dos concursos”, 572 docentes “ganharam estabilidade em lugares no quadro regional”, fazendo com que a Região passasse para uma dependência estrutural de “menos de 10% de contratados”.

Os números evidenciam, ao contrário do que o senhor deputado [do BE, António Lima] quis fazer passar nesta casa, que nós temos um efetivo investimento nas nossas escolas. Trabalho que continuará e está a ser feito em progresso e em acompanhamento da situação de cada uma das nossas escolas”, concluiu.

Durante o debate, a governante referiu ainda que, por comparação com 2019, houve um aumento de “pagamentos de educação no valor de 40 milhões de euros”.

São mais 25% e isso implica e dá bem nota do grande esforço deste Governo no que concerne à política social, com grande reforço na área da Educação e também na área da Saúde”, referiu.

GRA/RL