Mais de 1.200 desempregados reforçaram competências profissionais através do PRR

As medidas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) “Formação em Competências para a Empregabilidade”, “Formação em Línguas Estrangeiras” e “Formação em Competências Digitais” já promoveram o reforço das qualificações de mais de 1.200 desempregados, adiantou esta quarta-feira a Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego.

Maria João Carreiro, que falava no Centro de Qualificação dos Açores (CQA), em Ponta Delgada, explicou que estas medidas “combinam uma oferta formativa ajustada ao perfil dos desempregados e às necessidades de recrutamento das empresas e do tecido empresarial”.

Nesse sentido, prosseguiu, “tem sido essencial a articulação entre a Rede Valorizar, que dinamiza estas ações de formação, e o Centro de Qualificação e Emprego, designadamente através do Gabinete de Orientação Vocacional e Profissional (GOVP), na orientação vocacional e profissional dos desempregados e na definição de um plano rumo à sua inserção no mercado de trabalho”.

Formar para empregar. Este é um dos grandes desafios num quadro de redução do desemprego nos Açores – em agosto eram menos de 5.000 desempregados e de necessidade de mão de obra qualificada em diferentes setores de atividade”, defendeu a Secretária Regional.

Durante a visita ao CQA, onde funciona a Rede Valorizar, Maria João Carreiro entregou os Certificados de Qualificação aos formandos que concluíram as formações em Empregado/a de Andares e Cuidador/a Formal, “alguns dos quais já estão integrados no mercado de trabalho”.

Para muitas açorianas e açorianos estas ações de formação já contribuíram para a melhoria da sua circunstância profissional, porque conseguiram desenvolver competências específicas que são reconhecidas e valorizadas pelo mercado de trabalho”, enalteceu a Secretária Regional. 

GRA/RL