O ciclo de feiras “Expo Açores Artesanato”, promovido pela Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, através do Cento de Artesanato e Design dos Açores (CADA), mobilizou, este ano, 248 Artesãos e Unidades Produtivas Artesanais (UPA’s) da Região.
“O crescente interesse e participação nas renovadas feiras locais de artesanato resulta de três fatores: as condições asseguradas aos artesãos para divulgarem as suas produções artesanais; a possibilidade de comercialização destas produções ao público local e visitante; a existência de um adequado Sistema de Incentivos ao Desenvolvimento do Artesanato (SIDART) que financia a participação dos artesãos nestas feiras de divulgação e comércio”, explica Maria João Carreiro.
De acordo com a Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, que tem a tutela do CADA, estes certames “oferecem hoje melhores condições materiais e logísticas não só para os artesãos açorianos, mas também para os visitantes, em resultado do esforço público regional de democratizar o acesso ao artesanato e de aproximar os artesãos do público”.
A “Expo Açores Artesanato” está associada às principais festividades de verão do arquipélago.
Sanjoaninas (Angra do Heroísmo, Terceira), de 22 de junho a 2 de julho; Semana Cultural das Velas (São Jorge), de 6 a 9 de julho; Festas da Praia (Praia da Vitória, Terceira), de 4 a 13 de agosto; Semana do Mar (Faial), de 6 a 13 de agosto; Senhor Santo Cristo dos Milagres (Graciosa), de 10 a 15 de agosto e Semana dos Baleeiros (Pico), de 21 a 27 de agosto foram as edições deste ano.
O ciclo de feiras, que integra o calendário anual de atividades promovidas pelo CADA, tem início em maio com a ‘Expo Açores Artesanato – Santo Cristo’, em Ponta Delgada, e termina com a ‘Expo Açores Artesanato – Natal’, de 7 a 12 de dezembro, no Pavilhão do Mar, em Ponta Delgada.
Maria João Carreiro nota, ainda, que o conceito “Expo Açores Artesanato” tem sido alargado a diferentes festividades em diferentes ilhas, dando como exemplo a estreia, em 2022, da “Expo Açores Artesanato – Semana Cultural das Velas”, que voltou a realizar-se em 2023, e a estreia, também este ano, da “Expo Açores Artesanato – Senhor Santo Cristo dos Milagres” na Graciosa, sublinhando a “boa articulação e cooperação das autarquias” na organização das feiras locais.
De 24 a 2 de julho, o ‘Artesanato dos Açores’ voltou a estar presente na Feira Internacional de Artesanato (FIA), a maior feira de artesanato da Península Ibérica e a segunda maior da Europa, que decorre no Parque das Nações, em Lisboa, e na qual participaram cinco UPA’s açorianas.
Além de Adolfo Mendonça, vencedor do Prémio “Melhor Peça de Artesanato Contemporâneo”, e David Posch, que recebeu a Menção Honrosa do Prémio “Melhor Peça de Artesanato Tradicional”, participaram Isabel Silva Melo, António Barreto e Sofia Afonso, tendo sido dado destaque a produções inovadoras, sustentáveis e certificadas pela marca “Artesanato dos Açores”.
Os eventos e atividades promovidas através do CADA são publicadas e atualizadas no portal do Artesanato dos Açores – www.artesanato.azores.gov.pt – e nas redes sociais do CADA (Facebook).
GRA/RL