
O evento “Cantar os Reis” é já uma tradição e por mais um ano a sala do Auditório Municipal esteve cheia para ouvir cantar os reis. No dia seis de janeiro pessoas de todo o concelho das Velas e até do concelho vizinho vêm ouvir Cantar os Reis pelos vários grupos de diversas instituições e freguesias.
Este ano foram apenas quatro, o Grupo de Reis da Catequese das Velas; o Grupo de Reis da Casa do Povo da Urzelina; o Grupo de Reis do Agrupamento 771 das Velas e 847 de Santo Amaro; e ainda o Grupo de Reis do Agrupamento 975 dos Rosais.
O evento decorreu numa parceria entre a Associação Cultural e o Município das Velas.
Para o Presidente da Associação Cultural, Mário Soares, é de louvar que ainda existam instituições que não deixam morrer a tradição, acreditando que a atividade é para continuar.
Também Luís Silveira, o presidente da autarquia velense, mostrou grande orgulho por ver mais uma vez a Casa da Cultura completamente cheia.
Para alguns dos grupos de Reis este é o culminar de um grande percurso, tendo em conta que os grupos têm por tradição percorrer as suas freguesias no chamado “porta-a-porta”. Um trabalho por vezes complicado, mas que vale a pena.
Cantar os reis, uma tradição já com muitos anos e que se prevê que perdure po muitas mais gerações dada a afluência que ainda se regista a este evento.
Liliana Andrade/RL Açores