Na sequência do desafio lançado pelo Presidente da Câmara Municipal da Horta no seu discurso no Dia do Triângulo, na Semana do Mar, para realização de uma cimeira dos Presidentes de Câmara do Triângulo em novembro, realizou-se hoje, na Horta, a reunião do Conselho Executivo da Associação de Municípios do Triângulo (AMT).
“O Triângulo formado pelas ilhas de São Jorge, Pico e Faial tem um enorme potencial que continua, maioritariamente, por desenvolver, não apenas a nível turístico, mas também noutras dimensões da atividade económica e da vida cultural e social destas três pérolas do Atlântico”, afirmou Carlos Ferreira no final da reunião presidida por Luís Silveira e que contou também com a participação do Presidente da Assembleia da AMT, José António Soares, da Madalena.
Na cimeira dos Municípios do Triângulo foram definidos a visão e os moldes de funcionamento da AMT para o futuro, sendo que no entender do autarca faialense “o papel da AMT poderá ainda ser muito importante para reforçar o sentimento de coesão, de partilha de objetivos e de pertença das nossas populações ao Triângulo, enquanto área específica dentro do arquipélago que a todos nos une”.
No encontro foi decidido, por unanimidade, dar uma nova dinâmica à AMT, passando pela nomeação de um Secretário Executivo, como principal finalidade de elaborar candidaturas a Fundos Comunitários que permitam desenvolver e promover o destino turístico Triângulo, dentro do destino Açores, sendo este o principal foco da atual direção da Associação, segundo adianta Luís Silveira.
Ainda na vertente turística, foi decidido solicitar uma audiência de cumprimentos a Sua Ex.ª o Sr. Presidente do Governo Regional dos Açores e à Sra. Secretária Regional com a pasta dos Transportes e Turismo, com objetivo de trocar algumas impressões sobre os Transportes Aéreos e Marítimos, mas também da promoção do Triângulo em termos Turísticos, dentro do destino Açores, em particular na época baixa, tendo como princípio diminuir a sazonalidade e acrescentar valor ao sector e, por conseguinte, à economia local destas três Ilhas, e por inerência criando mais postos de trabalho e em simultâneo fixando mais pessoas.
Para além disso, foram também discutidos e aprovados outros parâmetros, na área social, a título de exemplo, o apoio à Casa do Triângulo, sita em Ponta Delgada, que apoia a nível de alojamento doentes deslocados destas três Ilhas.
O conceito a dar ao “Dia do Triângulo” aquando dos Festivais de Verão dos seis Municípios foi outro dos temas analisados. De salientar que já está prevista uma nova reunião do órgão, ainda no decorrer deste mês, bem como da Assembleia Intermunicipal, para aprovação do Plano e Orçamento para 2023.
GI CMH/RL Açores