Novo plano de formações na Administração Pública tem o objetivo de responder a necessidades formativas

Os trabalhadores da Administração Pública Regional beneficiarão de um novo plano de formações com o objetivo de responder às necessidades formativas encontradas nos diferentes serviços e mantendo o foco na valorização da formação de todos seus os funcionários.

Para garantir uma maior amplitude deste modelo de ensino, foi privilegiado, na sua grande maioria, formações à distância, com o intuito de mitigar a descentralização dos serviços da Administração Pública que operam nas nove ilhas do arquipélago. Manter-se-ão, no entanto, as ações presenciais, importantes também para o fomento do cooperativismo entre formandos.

Este ano o plano formativo conta com ações financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Estas formações incidirão em 18 áreas de formação de duas áreas fundamentais como a da Capacitação Digital para a Administração Pública e a de Desenvolvimento Pessoal, indo ao encontro dos objetivos estratégicos para a modernização da Administração Pública.

A Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública determinou o fim das restrições anuais de frequência nas ações de formação destinadas aos trabalhadores e dirigentes da Administração Pública Regional. As entidades comprometem-se ainda a garantir os equipamentos e espaços necessários para a frequência de formações à distância a todos os colaboradores.

A Direção Regional da Organização, Planeamento e Emprego Público (DROPEP), através do Centro de Formação da Administração Pública dos Açores (CEFAPA), estima um total de 2.066 horas de formação, em 2023, para um total de 3.034 participantes de todas as categorias profissionais.

GRA/RL Açores