O deputado do PSD/Açores Paulo Silveira saudou os investimentos da ordem dos 114,8 milhões de euros previstos pelo Governo da Coligação (PSD, CDS-PP e PPM) para a área das Obras Públicas, correspondendo a um aumento de 29% face a 2023, transversal a todos os departamentos do Executivo Regional.
Paulo Silveira falava no debate sobre Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, no âmbito do Plano e Orçamento para 2024, na Horta.
Para o parlamentar social-democrata, “este é um orçamento que dá prioridade à execução do Plano de Recuperação e Resiliência, com investimentos estruturais e de grande envergadura, em estradas regionais, nos circuitos logísticos que abrangem sete das nove ilhas dos Açores, num valor de perto de 30 milhões de euros”.
Quanto aos investimentos na reabilitação da rede viária em todas as ilhas, o Orçamento contempla um valor superior a oito milhões de euros, a que acrescem 51,7 milhões de euros em equipamentos portuários e aeroportuários, 27,8 milhões na aquisição de equipamentos e outras obras nos Portos e Marina da Região, enumerou o deputado.
“Este é um bom Orçamento, com mais de 5,5 milhões de euros previstos para a cooperação com as autarquias”, garantindo também “mais e melhores condições de acessibilidades”, reforçou.
Na área da Educação, estão previstos mais de 10 milhões de euros para investimentos de reabilitação e requalificação de instalações escolares, “muitas destas que não foram alvo de qualquer manutenção durante anos e anos”, frisou.
Na Saúde e Desporto, estão previstos cerca de seis milhões de euros dedicados a intervenções de requalificação, modernização e remodelação de hospitais e unidades de saúde, adiantou.
No Mar e Pescas e no Ambiente, estão previstas intervenções num valor superior a 6,4 milhões de euros, “apostando na requalificação de portos de pesca, na proteção costeira e ambiental das nossas ilhas”, avançou.
Na Ciência e Tecnologia, “pretende-se continuar a apostar na atratividade do setor tecnológico e empresarial na Região, através da conclusão da obra do NONAGON em São Miguel, e ainda da construção de um segundo edifício do TERINOV na ilha Terceira, num investimento global de 900 mil euros”.
Tudo empreendimentos que “de forma pragmática e objetiva, salvaguardam e preparam a Região para os desafios do futuro, sem descurar o necessário equilíbrio financeiro, económico, ambiental e social de hoje”, ao contrário “da falsa narrativa” que o PS tenta fazer passar, finalizou Paulo Silveira.
PSD/RL