Passageiro morre em São Roque do Pico atingido por cabo de amarração

Um passageiro do navio “Gilberto Mariano”, da empresa pública dos Açores Transmaçor, morreu na sexta-feira à noite depois de ter sido atingido por um cabo de amarração que rebentou, de acordo com as autoridades locais.

O acidente ocorreu no porto de São Roque do Pico, quando o navio “Gilberto Mariano”, que faz ligações entre as ilhas do Faial, Pico e São Jorge, se encontrava em manobras de atracagem. No entanto, com a grande agitação marítima que se fazia sentir no interior do porto “um dos cabeços de amarração partiu e foi projetado para o interior do navio, vindo a atingir um dos passageiros”, revelou o capitão do porto da Horta, Diogo Vieira Branco.

O navio acabou por não atracar, voltando posteriormente, após a saída de um navio porta-contentores que também se encontrava no porto de São Roque na altura, de maneira a que o passageiro pudesse então ser assistido.

O passageiro ferido foi ainda transportado para o Centro de Saúde de São Roque, tendo mesmo sido chamado um avião da Força Aérea para se proceder à evacuação do ferido, tendo este vindo a falecer no entretanto, mesmo antes de sair da ilha.

De acordo com o capitão do porto da Horta, já foi instaurado um processo de averiguações para apurar as causas deste acidente.

A vítima do sexo masculino tinha 48 anos e era natural da ilha do Faial.

Recorde-se que também esta semana agitação marítima já tinha provocado o rebentamento de dois cabeços de amarração no porto da Madalena, mas com o navio “Mestre Simão”.