
O tempo passa, mas para o Conselho de Ilha de São Jorge as preocupações mantêm-se. Segundo o órgão jorgense, as reivindicações são “sempre as mesmas”, que é o mesmo que dizer que o Governo Regional não tem respondido a muitos dos anseios da população. E é por isso que o Conselho de Ilha de São Jorge vai voltar a reivindicar mais ligações aéreas de e para a ilha.
Isabel Teixeira, a presidente do Conselho de Ilha, fez ainda questão de realçar que também as ligações marítimas são, atualmente, um problema para São Jorge.
Os conselheiros, que reuniram recentemente de forma a preparar a visita estatutária do Governo, que se iniciou esta terça-feira, continuam ainda preocupados com o setor da saúde.
A Conserveira Santa Catarina é outro dos temas que gera preocupação na ilha de São Jorge e sobre o qual os conselheiros já questionaram o Governo, mostrando até a sua posição contra a privatização da empresa. No entanto, o Governo ainda não respondeu aos conselheiros, com Isabel Teixeira a esperar que as questões sejam respondidas na reunião entre o Conselho de Ilha e o Governo que se realiza hoje.
De salientar que os conselheiros optaram por não elaborar um memorando como é habitual para enviar ao Governo, como explicou em entrevista à RL Açores Isabel Teixeira.
Recorde-se que na última visita estatutária, o Conselho de Ilha de São Jorge protagonizou um ato inédito ao reunir à porta fechada com o Governo Regional sem a presença da comunicação social, algo que Isabel Teixeira garantiu que não voltará a acontecer este ano.
Liliana Andrade/RL Açores