O deputado do PSD/Açores Paulo Silveira destacou o empenho do Governo Regional na manutenção do posto avançado dos Bombeiros da Calheta na Vila do Topo, salientando que o Executivo “garantiu as condições necessárias” à continuidade do serviço.
“A manutenção do posto avançado dos Bombeiros Voluntários da Calheta na Vila do Topo é uma realidade possível devido ao trabalho do Governo da Coligação (PSD, CDS-PP e PPM), que garantiu as condições necessárias para um atendimento permanente e prevenção naquela zona da ilha de São Jorge”, frisou.
O social-democrata falava após uma reunião com os responsáveis pelos Bombeiros Voluntários da Calheta, em que esteve acompanhado pela deputada Catarina Cabeceiras (CDS-PP), tendo frisado que aquele “era um problema que se vinha manifestando há muito tempo”.
Para o parlamentar, “acima de tudo está o socorro às pessoas, daí que o atual Governo tenha em marcha um trabalho moroso, mas que tem vindo a ser desenvolvido em todos os Açores, para apoiar as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários, como é o caso da Calheta”, referiu.
“Os resultados desse trabalho já se podem ver no esforço feito para dotá-las de meios que não possuíam. E isso deve-se à visão deste Governo, que executa ações concretas para apoiar as corporações de bombeiros”, acrescentou.
“Quando o Governo da Coligação entrou em funções, os Bombeiros Voluntários da Calheta tinham direito a 13 tripulantes, número que subiu agora para 15. São cerca de 40 mil euros, na prática, para os Bombeiros da Calheta, o que vemos como uma medida importante, pois reforça os seus meios humanos e respetiva disponibilidade”, considerou Paulo Silveira.
O deputado jorgense enalteceu o trabalho dos atuais dirigentes dos Bombeiros da Calheta, “que receberam a instituição com graves problemas financeiros, que estão a debelar, trabalhando de forma criteriosa, mas também alertando para algumas situações que tinham de ser resolvidas”.
“As novas condições dadas aos Bombeiros da Calheta traduzem-se no reforço das tripulações, na atualização dos valores por quilómetro, nomeadamente no transporte de doentes, num trabalho de proximidade e disponibilidade deste Governo da Coligação”, disse Paulo Silveira.
“As corporações de bombeiros podem sempre contar connosco para transmitir as suas pretensões a quem de direito, bem como para trabalhar na busca de soluções para as diversas situações que uma entidade que lida com o socorro às pessoas vai enfrentando”, reforçou o deputado.
O deputado do PSD/Açores defendeu ainda “a criação de sinergias entre o Governo dos Açores, os Bombeiros Voluntários e a Câmara Municipal da Calheta, pois só assim será possível levar a bom porto todas as funções que aquela corporação encerra”, lembrando sempre que “é uma Associação e que são os seus sócios a decidir o futuro da mesma”, concluiu.