A Secretária Regional Adjunta da Presidência para os Assuntos Parlamentares apresentou esta quarta-feira, em Ponta Delgada, ao Conselho de Juventude dos Açores os programas, medidas e linhas estratégicas do Plano e Orçamento para 2016 nesta área.
Isabel Rodrigues salientou que a Região reserva no Plano de Investimentos para 2016 uma dotação de 2 milhões e 676 mil euros, o que representa um acréscimo de cerca de 13%, “para intervenções especialmente dedicadas ao apoio ao associativismo jovem, à mobilidade juvenil, à projeção criativa e aos equipamentos e atividades destinadas aos jovens”.
O Governo dos Açores disponibiliza à juventude um conjunto de programas muito estável que apoia atividades de diversa natureza, tendo Isabel Rodrigues salientado “o cuidado com as opções que foram tomadas de forma a não prejudicar essa estabilidade com a qual contam os nossos jovens”.
“Registam-se algumas variações na dotação concreta de cada ação, que correspondem a aumentos naquelas que registam uma maior procura por parte dos jovens. Noutras conseguimos reduzir o investimento por parte da Direção Regional da Juventude com o estabelecimento de parcerias”, frisou.
A Secretária Regional afirmou que o Governo dos Açores quer fortalecer o associativismo e empreendedorismo jovem na Região “enquanto estratégia de reforço da coesão social, da reconversão profissional e medidas que potenciam a empregabilidade dos jovens”.
Isabel Rodrigues salientou ainda que o Executivo Açoriano vai potenciar a mobilidade dos jovens, acrescentando que, para além da forte aposta na dimensão regional, nacional e internacional do programa Bento de Góis, manterá a mesma estrutura do Cartão Interjovem.
O objetivo é prosseguir o sucesso obtido este ano com a criação do novo modelo do cartão e a redução significativa do preço num dos escalões.
Nesta reunião, foi também salientado que o Governo vai organizar no próximo ano um Encontro Regional de Associações de Juventude e continuar a apostar no projeto Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso!
Este programa já envolveu mais de 10 mil alunos de todo o arquipélago e, na sexta edição, vão participar 3.500 alunos de 50 escolas das nove ilhas dos Açores, de todos os graus de ensino.
Em 2016, o Governo dos Açores pretende ainda alargar a promoção dos programas de Ocupação de Tempos Livres dos Jovens.
Para além de dar continuidade aos programas Entra em Campo e OTLJ, no âmbito do projeto Campos de Férias, a Direção Regional de Juventude irá promover iniciativas direcionadas a jovens geograficamente mais isolados.
GaCS/RL Açores