Plano Regional de Saúde Açores 2030 já está em consulta pública, adianta Mónica Seidi

O Plano Regional de Saúde Açores 2030 foi apresentado no final da passada semana, em Angra do Heroísmo, no Solar dos Remédios, e encontra-se já em consulta pública.

Este é um documento que faz um diagnóstico exaustivo do setor da saúde da Região num primeiro, mas, sobretudo, decisivo passo para definir medidas de atuação.

Na sessão de lançamento, a Secretária Regional com a tutela da Saúde, Mónica Seidi, sublinhou que se “assume a centralidade nas pessoas para a definição da visão e das orientações políticas”.

São 11 as estratégias que ficam traçadas neste plano, de onde se destacam três programas como prioritários: a luta contra o tabagismo, a literacia em saúde e o programa regional de alimentação saudável, considerando a Secretária Regional da Saúde e Segurança Social que estes são os casos “em que os resultados têm de ser invertidos imediatamente”, com melhorias para a população.

Mónica Seidi especificou que “a luta contra o tabagismo é, neste momento, uma grande prioridade” para os Açores.

A literacia em saúde, por seu turno, surge na sequência de se ter de dotar os açorianos de informação para que estes “possam fazer as escolhas mais acertadas”.

Quanto ao plano para a alimentação saudável, tal reveste-se de necessário dado os elevados níveis de obesidade na Região.

O Plano Regional de Saúde Açores 2030 já se encontra disponível para consulta pública, e marca o compromisso deste governo com os açorianos, sendo que este é “um processo aberto, dinâmico, colaborativo e em construção” e estará sujeito a avaliações intercalares em 2026 e 2028.

GRA/RL Açores