O Presidente do Governo afirmou, em Ponta Delgada, que a visita do Primeiro-Ministro aos Açores foi particularmente produtiva, reconfirmando, assim, a atenção de António Costa em relação às potencialidades que o arquipélago apresenta em diversas áreas.
“Esta foi uma visita importante, não apenas pelos resultados concretos e objetivos que foram alcançados, mas também pela reconfirmação da atenção aos Açores face aos desafios que têm pela frente, mas, sobretudo, em relação às potencialidades que este arquipélago apresenta e que devem ser trabalhadas e concretizadas em benefício dos Açores e do país”, salientou Vasco Cordeiro, que falava sábado à noite, no final do segundo dia da deslocação oficial do Primeiro-Ministro à Região.
O Presidente do Governo salientou que esta visita fica, assim, marcada pelo facto de ter sido particularmente produtiva, fruto de um trabalho envolvendo várias entidades, o que resultou, na prática, numa atenção e num cuidado fundamentais para esta relação entre a República e os Açores.
Como retribuição simbólica desta atenção para com os Açores e com a Autonomia, Vasco Cordeiro ofereceu a António Costa a obra ‘Medo do Mar’, da artista plástica açoriana Catarina Branco.
“Sempre que olhar para esta obra pense, exatamente, o contrário. Não tenha medo do Mar dos Açores, não tenha medo daqueles que querem bem ao Mar dos Açores, não tenha medo, no fundo, daqueles que, à volta e por causa do Mar dos Açores, querem contribuir para o engrandecimento dos Açores e do nosso país”, frisou o Presidente do Governo.
GaCS/RL Açores