
O Presidente do Governo dos Açores anunciou na sexta-feira a criação, durante este ano, do Estatuto de Apoio ao Cuidador Informal, uma medida de “grande importância” para reforçar a qualidade do apoio prestado aos idosos de toda a Região.
“Esta componente da atenção e do cuidado com este elemento fundamental desta cadeia de apoio aos nossos idosos é algo que o Governo tem desenvolvido e que pretendemos que, já neste ano de 2017, possa ser concretizado em termos de serviço disponibilizado ao cuidador informal”, afirmou Vasco Cordeiro.
O Presidente do Governo falava, nos Mosteiros, concelho de Ponta Delgada, na assinatura do protocolo com a Cruz Vermelha Portuguesa para a implementação nos Açores do serviço de teleassistência para apoio aos idosos e pessoas dependentes, disponível 24 horas por dia, todos os dias do ano.
Durante o próximo mês será aberto o período de candidaturas a este novo serviço, com os primeiros equipamentos de teleassistência a serem disponibilizados no mês de julho.
Na sua intervenção, Vasco Cordeiro salientou que o Estatuto do Cuidador Informal, destinado a apoiar aqueles que cuidam dos idosos e de quem se encontra em situação de maior fragilidade, integra-se na política social do Governo dos Açores de garantir as melhores respostas possíveis.
Segundo disse, este estatuto pretende, assim, assegurar aos cuidadores apoio diverso ao nível da formação e informação, mas também no âmbito psicossocial e de infraestruturas que permitam garantir os necessários períodos de descanso.
“A definição deste Estatuto de Apoio ao Cuidador Informal é uma medida que consideramos de grande importância”, salientou Vasco Cordeiro, ao adiantar que, por essa via, se criam as condições para que, mantendo as raízes e a ligação dos idosos às suas comunidades de origem, seja possível garantir-lhes o serviço adequado.
Relativamente ao serviço de teleassistência, uma medida do Programa do Governo agora formalizada, tem o objetivo de proporcionar o maior nível de conforto, de segurança e de tranquilidade a cada um dos seus utilizadores, destacou o Presidente do Governo.
Este serviço telefónico de apoio visa garantir o auxilio imediato em situações de risco ou emergência, contribuindo para uma maior segurança dos seus utilizadores.
GaCS/RL Açores