Presidente do Governo valoriza “sintonia” com Jorgenses quanto às prioridades para a ilha (c/ áudio)

No âmbito da Primeira Visita Estatutária a São Jorge o Governante José Manuel Bolieiro, reuniu com o Presidente da Câmara Municipal da Calheta, Décio Pereira na quinta-feira de manhã nos Paços do Concelho.

Após uma longa reunião, o Autarca disse aos jornalistas que continua preocupado com a gestão da Fábrica de Santa Catarina, uma vez que emprega dezenas de Jorgenses. Apela a que o Governo Regional tenha essa situação em atenção, defendendo que “fechar uma entidade, seja ela pequena ou grande na Calheta não é a mesma coisa quando acontece numa ilha com outra dimensão” – Explica Décio Pereira.

Quando questionado acerca da dívida da Conserveira de Santa Catarina, Décio Pereira diz que não lhe cabe a si explicar o valor da dívida, mas sim fazer essa reivindicação, explicando que não se trata apenas de empregos, mas também de uma marca que promove os Açores, quer a nível nacional, quer a nível internacional.

Após referir o assunto mais preocupante de momento para o Município, Décio Pereira enumerou algumas reivindicações para o presente mandato da Câmara, como por exemplo, a requalificação da baía da Calheta, ou a insistência para com o Governo Regional da construção de um novo matadouro em São Jorge, que será construído na Calheta, relembrando que a ilha é de momento a quarta da Região com mais abate animal.

Por seu turno, e ainda falando sobre a Indústria Conserveira de Santa Catarina, o Presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro diz que foram feitas várias auscultações a possíveis soluções juntamente com a Autarquia da Calheta, no âmbito de manter a Conserveira de Santa Catarina. A solução passa pela sua privatização, tal como o Governante já tinha avançado no dia anterior aquando do Conselho de Ilha.

Por fim, afirma que esta foi uma reunião muito profícua, algumas questões já tinham sido debatidas no Conselho de Ilha, o que facilitou o aprofundamento de alguns temas. O Governante diz que “é fantástico ver que na pluralidade das audições que o Governo tem vindo a fazer, há sintonia quanto às prioridades, e que isso é bom.”

Desta forma, na quinta-feira o Governo dos Açores cumpriu o segundo dia de Visita Estatutária, dia reservado para o Concelho da Calheta.

Imagem: GRA

Laura Cabral/RL Açores