Programa Escolas Bilingue nos Açores inicia no próximo ano letivo

O Programa Escolas Bilingue em Inglês vai iniciar nos Açores no próximo ano letivo com formação dos docentes e será implementado na sala de aula no ano letivo 2025/2026. 

A Secretária Regional da Educação, Cultura e Desporto, Sofia Ribeiro, explica que o programa, de “adesão voluntária pelas escolas”, será implementado “em regime de experiência pedagógica”, e é destinado “ao 1.º ciclo do ensino básico das redes pública e privada do sistema educativo regional”.

De acordo com a governante, o projeto “tem como princípio geral a lecionação de 30% da carga horária semanal dos alunos em língua inglesa”, abrangendo Inglês, Estudo do Meio, Educação Artística e Educação Física.

“Falamos de componentes curriculares fortemente assentes na prática que potenciam a interação e a comunicação entre alunos e, por isso, facilitam a entrada de uma língua estrangeira na sala de aula”, acrescenta.

O programa, que foi apresentado na última terça-feira, 2 de julho, num evento com 166 docentes das escolas dos Açores, conta com a colaboração do British Council, e tem origem no Programa Escolas Bilingues em Inglês, do Ministério da Educação.

RL/GRA

Deixe um comentário