O Presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) afirmou que a formação de mais 16 Tripulantes de Ambulância de Socorro (TAS) na Região permitirá “garantir uma melhor resposta e prontidão no socorro prestado à população”.
Rui Andrade falava durante a entrega de certificados do curso de TAS, que foi ministrado a elementos dos corpos de bombeiros de Ponta Delgada, Ribeira Grande, Nordeste, Vila Franca do Campo, Povoação, Graciosa, Calheta, Madalena, Lajes do Pico, Faial e Corvo.
“Além dos novos conhecimentos e práticas que foram adquiridos, o curso possibilitou aos formandos desenvolverem a sua resiliência, uma capacidade que fará toda a diferença em situações de stress e na altura de salvar vidas”, realçou Rui Andrade.
Neste curso, o mais extenso para bombeiros, os formandos ficaram dotados com as competências necessárias no âmbito da avaliação e estabilização da vítima, realização de manobras de suporte básico de vida, imobilização e transporte de vítimas de doença súbita e/ou trauma.
Na ocasião, o Presidente do SRPCBA congratulou os formandos “pela disponibilidade, dedicação e empenho que demonstram ao longo de cinco semanas de uma formação bastante complexa”, destacando ainda que o SRPCBA conta com “formadores de excelência”.
Até dia 27 de maio, os formandos realizam um estágio de observação na Sala de Atendimento e Gestão de Emergências (SAGE) do SRPCBA e um estágio de integração no serviço de ambulância/sistema de emergência.
Esta formação permitiu qualificar, sustentar e alargar o número de TAS, ficando os Açores dotados atualmente com 360 bombeiros certificados com este curso.
Além desta ação, o SRPCBA já ministrou este ano 37 formações para bombeiros, envolvendo mais de 300 formandos.
GRA/RL Açores