

Já estão apurados os resultados eleitorais na ilha de São Jorge. O Partido Socialista foi o vencedor em ambos os concelhos, com 35,12% dos votos, sendo que no concelho das Velas conquistou 730 votos e na Calheta foram 503 os eleitores que votaram no PS.
A segunda força política mais votada na ilha foi o PSD que alcançou 26,49% dos votos. O CDS-PP foi o terceiro partido com mais votos, alcançando 14,13%, seguido pela coligação PCP-PEV com 8,91% da votação.
No que diz respeito ao concelho da Calheta, o PSD alcançou 33,64%, correspondente a 469 votos, enquanto que o CDS-PP foi a terceira força política com 137 votos (9,83%).
Já no concelho das Velas em que o PS foi o partido mais votado, o PSD assume-se como a segunda força política com 21,78% da votação, correspondente a 461 votos. O CDS-PP foi o terceiro partido com mais votos nas Velas, com 359 votos.
Destaque nestas eleições, no que à ilha de São Jorge diz respeito, para a coligação PCP-PEV que alcançou 313 votos, sendo que o cabeça de lista do partido pelos Açores é residente em São Jorge, o médico António Salgado Almeida.
Mais uma vez, em mais um ato eleitoral, a abstenção continua a ser a grande vencedora na ilha de São Jorge, tendo-se registado uma taxa de abstenção de 59,64%. De 8699 inscritos apenas votaram, em São Jorge, 3511 eleitores.
A nível regional O PS venceu na Região Autónoma dos Açores nas eleições legislativas de hoje, com 40,06% dos votos e 3 deputados eleitos, quando estão todas as 156 freguesias apuradas.
O PSD conseguiu 30,21% dos votos e 2 deputados, mantendo-se a mesma distribuição de mandatos de 2015.
LA/RL Açores/DROAP/SGMAI