PS propõe recandidatura de Ana Luís ao cargo de presidente da Assembleia Legislativa Regional

O Secretariado Regional do PS/Açores vai propor a recandidatura da deputada Ana Luísa Luís para presidente da Assembleia Legislativa dos Açores, informou o partido este domingo.

O órgão, que esteve no sábado reunido em Ponta Delgada, deliberou ainda avançar com o nome de Dionísio Faria e Maia para vice-presidente e de Bárbara Chaves para secretária da Mesa, sendo André Bradford o escolhido para presidir ao grupo parlamentar.

O Secretariado Regional do PS/Açores, que procedeu à análise dos resultados das eleições legislativas regionais de 16 de outubro, que venceu com maioria absoluta, congratulou-se com a “expressiva renovação da confiança” no partido e na sua “capacidade de governar, com estabilidade e rigor”.

Segundo o PS/Açores, liderado por Vasco Cordeiro, os resultados eleitorais “são também prova de que, em democracia, o que conta é a vontade soberana dos eleitores”.

O órgão socialista manifestou ainda preocupação com a abstenção de 59,16 por cento, referindo que esta “merece uma reflexão profunda, assim como responsável”, e deve dar origem a uma “atitude proativa dos vários agentes envolvidos no processo democrático”.

“O PS fará a sua parte e, nesse sentido, o Secretariado Regional incumbiu o grupo parlamentar do PS/Açores na Assembleia Legislativa da Região Autónoma para, com a maior brevidade, diligenciar para que se proceda a um estudo cientificamente fundamentado da abstenção eleitoral nos Açores”, pode ler-se no comunicado.

Os socialistas pretendem, desta forma, “estabelecer com rigor a sua componente técnica e as razões que determinam” a abstenção registada, sendo que, paralelamente, o PS irá definir um conjunto de propostas legislativas visando, entre outras metas, a implementação de um “sistema eficaz de votação em mobilidade”.

O Secretariado Regional do analisou também as eleições autárquicas do próximo ano, ato eleitoral no qual o PS/Açores está “fortemente mobilizado e empenhado” em consolidar a sua presença autárquica, “reforçando a boa governação e o vínculo de proximidade” com os eleitores.

GI PS Açores/AO/RL Açores

Deixe uma resposta