O Grupo Parlamentar do PSD Açores está reunido em São Jorge em Jornadas Parlamentares desde esta terça-feira sob o tema Desafios e oportunidades do triângulo ‘Agricultura, Ambiente e Turismo’.
Mas na abertura dos trabalhos, Duarte Freitas optou por falar noutro assunto, manifestando-se contra as intenções do Governo da República em diminuir as verbas do orçamento de estado quanto ao subsídio social de mobilidade.
O líder social-democrata recordou que em novembro de 2017 foi constituído um grupo de Trabalho pelo Ministério do Planeamento e Infraestruturas sob a tutela de Pedro Marques para reavaliar o subsídio social de mobilidade para os Açores e para a Madeira.
Não havendo ainda qualquer conclusão desse Grupo de Trabalho e apesar do assunto ainda não ter sido muito discutido nos Açores, Duarte Freitas exige ao Governo regional que se imponha.
O líder do PSD Açores deixou ainda uma nota quanto aos valores do orçamento de estado destinados a esse subsídio.
O subsídio social de mobilidade contemplou também uma verba de 33 milhões de euros, em 2017, para a Região Autónoma da Madeira, onde os residentes são reembolsados por valores pagos acima de 86 euros por viagens para o continente português, até um teto máximo de 400 euros.
GI PSD Açores/RL Açores