O Santa Clara recebeu e venceu o Marítimo neste domingo por 2-1, em jogo da quinta jornada da I Liga de futebol, uma vitória alcançada devido a uma reviravolta no marcador, consumada na segunda parte.
Os golos do encontro foram apontados por Xadas (36 minutos) e por Allano (52) e Matheus Babi (60), numa partida marcada, igualmente, pela expulsão de Vidigal (53) e pelo penálti falhado de Joel Tagueu (aos 42).
O Santa Clara alcançou a primeira vitória no campeonato, enquanto o Marítimo somou a quinta derrota consecutiva.
A primeira parte do encontro foi mal jogada, com ambas as formações a cometerem erros displicentes, ficando patente a ansiedade de Santa Clara e Marítimo, duas equipas com um arranque de época atribulado.
Contudo, esteve melhor a equipa madeirense, apesar de Vasco Seabra ter sido obrigado a mexer por duas vezes, devido às lesões de Moreno e Matheus. Entraram Edgar Costa e Mosquera, aos nove e 14 minutos.
O Marítimo percebeu desde de cedo como aproveitar as dificuldades dos açorianos em construir jogo e pressionou alto, recuperando várias bolas junto à baliza contrária, sem ser eficaz na finalização.
Aos 36 minutos, após um livre batido para área, a bola sobrou para Xadas que não facilitou e rematou forte para o fundo da baliza do Santa Clara.
Com o golo, o Marítimo cresceu e foi ainda mais notória a desorientação da equipa de Mário Silva. Com 39 minutos de jogo, Paulo Eduardo derrubou Diogo Mendes e o árbitro Gustavo Correia marcou penálti, mas, na cobrança, Joel Tagueu atirou à trave da baliza açoriana.
O melhor que o Santa Clara conseguiu nos primeiros 45 minutos foi através de um livre direto de Gabriel Silva, que passou perto da baliza, logo aos dois minutos do jogo.
O Santa Clara apareceu com outra disposição no segundo tempo e, logo a abrir, chegou ao golo, através de grande penalidade, após falta de Vítor Costa sobre Gabriel Silva. Coube ao recém-entrado Allano (além do brasileiro, também entrou Ricardinho ao intervalo) restabelecer a igualdade no marcador.
Pouco depois, aos 53 minutos, a vida ficou mais complicada para os madeirenses: Vidigal entrou duro sobre Sagna e recebeu o cartão vermelho direto.
Com Ricardinho e Allano a desequilibrarem a partida, os açorianos conseguiram carimbar a reviravolta no marcador aos 60 minutos. Allano assistiu, Adriano rematou, Matheus Babi meteu-se no caminho da bola e esta só parou no fundo das redes madeirenses.
Com mais um jogador e em superioridade no marcador, o Santa Clara procurou controlar o jogo até ao apito final.
Aos 79 minutos, Gabriel Silva dispôs de uma grande oportunidade para fazer o terceiro golo dos açorianos, mas, na cara do guarda-redes, não conseguiu acertar com a baliza.
Açoriano Oriental/RL Açores