A Ilha de São Jorge foi palco da primeira edição de “9 ilhas, 9 ações” com a realização de uma sessão de capacitação e ‘workshop’, a qual pretendeu contribuir para a plena integração dos imigrantes e cidadãos estrangeiros nacionais de outros países residentes na Região. Uma iniciativa da Presidência do Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades.
Trata-se de uma iniciativa que está a percorrer todas as ilhas dos Açores, entre os meses de setembro e novembro, visando também sensibilizar a população açoriana para a valorização da diversidade cultural e a promoção da interculturalidade.
A ilha de São Jorge, é residência oficial de 161 cidadãos estrangeiros (119 no concelho das Velas e 42 no concelho da Calheta), correspondentes a 2% da população total e provenientes de 27 países diferentes, desde Brasil, Alemanha, Estados Unidos da América, China, países Baixos, Canadá, Reino Unido, Áustria, França, Espanha, entre outros.
A atividade “9 ilhas, 9 ações” insere-se no âmbito do projeto Ilhas Interculturais, uma organização conjunta da Direção Regional das Comunidades e da AIPA – Associação dos Imigrantes nos Açores, financiada pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI) e pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM).
CMV/RL