SATA com recorde de dois milhões de passageiros

Pela primeira vez na sua história, a SATA superou a fasquia dos dois milhões de passageiros transportados, acumulando um crescimento de 27% face ao período homólogo de 2022.

Este é um momento histórico para o Grupo SATA”, destaca a companhia em comunicado, acrescentando que tanto a SATA Air Açores (responsável pelas ligações inter-ilhas) como a Azores Airlines (ligações ao exterior) “têm registado um crescimento pós-pandémico extraordinário”.

Na verdade, o salto de 27% agora alcançado compara com o período homólogo de 2022 que já foi de forte crescimento (+12,1%) na comparação com 2019 (antes da pandemia), “muito acima do registado na Europa (-26,4%) e do resto do Mundo (-28,5%), segundo os dados da ICAO”, sublinha o comunicado.

A companhia destaca “o acréscimo de voos e diversidade de destinos oferecidos, o alargamento de acordos de interline virtual com parceiros aéreos, que apresentam agora a oferta da SATA Azores Airlines com destino aos Açores nas suas respectivas plataformas de reservas, maior disponibilidade de oferta online (através da presença em motores de busca de viagens globais) e, ainda, acções de promoção, desenvolvidas ao longo de todo o ano,  com operadores turísticos e agentes de viagens” como explicações para o resultado alcançado.

As perspectivas para o Grupo SATA continuam a ser muito positivas, com uma procura continuadamente elevada e aumento de receita em mercados muito relevantes”, remata o comunicado.

A Azores Airlines está em processo de privatização, estando a ser disputada por dois consórcios, que oferecem entre cinco e 5,2 milhões de euros por cerca de 75% do capital da companhia.

TN/RL