A cidade da Horta acolhe, esta sexta-feira, o IV Ciclo de Conferências “Saúde 5.0 – Interoperabilidade e Conetividade da Informação em Saúde”.
Na sessão de abertura do evento, realizado no Hospital da Horta, a Vereadora da Câmara Municipal da Horta, Maria Antónia Dutra, destacou a importância das novas tecnologias na área da saúde. “A Saúde 5.0, ao utilizar as novas tecnologias e dados para humanizar o atendimento ao paciente, colocando-o no centro dos processos, percorre um novo nível na área da saúde: o da ampla conectividade”, referiu a autarca, salientando ser desta forma que “entramos num mundo novo: o Hospital Digital”.
No evento organizado pelo Instituto Politécnico de Saúde do Norte, no âmbito do Executive Master em Gestão e Administração em Saúde, a Vereadora elencou algumas das funcionalidades tecnológicas essenciais, como a teleconsulta e a telemedicina, e os dispositivos inteligentes que, entre outras funções, monitorizam o batimento cardíaco, a nutrição e a atividade física, estabelecendo a comunicação constante entre o paciente e o profissional de saúde.
Evidenciando que “o Município não está alheio a este avanço tecnológico na área da saúde”, Maria Antónia Dutra realçou os projetos municipais nesse âmbito, nomeadamente o Serviço de Teleassistência, e avançou que “a autarquia pretende criar um programa municipal de educação digital direcionado para os séniores, procurando constantemente aproximar os serviços municipais do cidadão”.
Para além da conferência inaugural subordinada ao tema “Poder Justiça e Liderança como os principais reguladores da eficiência organizacional”, a 4a edição do ciclo de conferências engloba ainda um painel sobre “Transição Digital no Serviço Regional de Saúde” e a apresentação de projetos de melhoria elaborados pelos formandos do Executive Master de Gestão e Administração em Saúde.